Nesses dias de inverno não seria uma delicia a casa parecer mais quentinha? Você sabia que as vezes uma simples mudança de cor já aquece o ambiente, – mesmo que “de mentirinha” – vamos te explicar o porquê.

As cores são divididas entre quentes e frias quando o assunto é a temperatura. Desse modo, os vermelhos, laranjas e amarelos possuem todas as qualidades de calor do grupo das cores quentes. Então, quando pintamos uma parede com um desses tons a sensação é de energia e vivacidade, com isso o ambiente passa a ser mais acolhedor e cheio de vida!

Abaixo te explicamos uma por uma como elas mudam o seu ambiente, dá uma conferida:

Vermelhos

Entre as cores quentes, o vermelho geralmente é a mais difícil de se utilizar. Por ser uma cor muito viva e vibrante, deve ser usada com cautela. Ele estimula a fome, então é super adequado para cozinha, mas também nos dá a sensação de afeto e confiança. Uma boa opção é investir em detalhes na decoração, assim nos causará uma boa sensação sem exageros. Porém nada impede de ousar e pintar uma parede inteira, nesses casos o indicado é que a decoração seja mais neutra para equilibrar.

Curiosidade: Ao ver uma superfície vermelha podemos acelerar o nosso pulso e sentir mais energia.

Amarelos

o amarelo desperta o intelecto e estimula a criatividade. Por isso é perfeito para espaços escuros e também quartos infantis, cozinhas e banheiros, já que são capazes de criar ambientes com energia e dão a sensação de estar mais claro e iluminado. Combina bem com madeiras claras e enfatiza as escuras, mas cuidado, ao aplicá-lo em dormitórios, melhor optar pelas tonalidades claras, mais indicado para um ambiente de descanso.

Laranjas

Um meio termo entre tons, o laranja vem acompanhado da luminosidade do amarelo e a impulsividade do vermelho, é ótima para quem deseja despertar o apetite, diminuir a fatiga e se relacionar. É uma cor que realça a beleza de madeiras, fibras vegetais e couro. Seus tons mais escuros e marrons contagiam o ambiente com calor, já os mais claros potencializam a luz natural do ambiente e são indicados para cômodos de aparência mais rustica.

Gostou das nossas dicas? Se sim, não deixe de renovar as energias nesse inverno com uma cor mais quente e vibrante, conte com a Aquarela Tintas nessa mudança!