Conheça alguns tipos de tintas

Toda vez que vamos começar a pintar é sempre importante pensar em vários detalhes. Um deles é que tipo de tinta você irá utilizar e que seja ideal para sua necessidade. Escolher o tipo certo é muito importante para manter e conservar sua casa por mais tempo.

Conheça então alguns dos tipos de tintas:

Tinta Látex
Essa tinta é solúvel a água, possuindo secagem rápida e com baixo odor, também conhecida por Látex PVA, é uma das tintas mais utilizadas em ambientes internos, em áreas mais secas e que não necessitam de tanta manutenção. Uma de suas principais desvangens é que essa tinta não é resistente ao sol e a água e sua resina não permite a variação de brilho, por isso há apenas o acabamento fosco.

Tinta Acrílica
Possuindo secagem rápida, é a base d’água, de limpeza fácil e com baixo odor, essa tinta é muito similar ao Látex, a diferença é que a ela contém resinas acrílicas em sua composição, concedendo maior possibilidade de aplicação e tornando-a mais resistente.
Essa resina é um composto responsável pela formação da película da tinta e pela maioria das características físicas e químicas desse produto, determinando o seu brilho, resistência química e física, secagem e aderência e devido ao fato de a resina estar presente em maior quantidade, a tinta acrílica proporciona mais resistência e durabilidade a pinturas, sendo ideal para pinturas externas e utilização em áreas internas molhadas, como cozinhas e banheiros.

Tinta Esmalte Sintético
Recomendada para uso em materiais como madeira, metal e ferro, essa tinta forma uma película de proteção, uma vez que aplicada. Seus acabamentos são em brilhante, acetinado e fosco. Ela é bem resistente, de secagem rápida e de baixo odor, podendo ser usada em área externa e interna.

Tinta Epóxi
É um dos tipos de tintas mais resistentes. A resina epóxi ou poliepóxido é um polímero termofixo, que endurece com facilidade e é isso que o deixa mais resistente. As tintas epóxi são sintéticas e não solúveis em água. São utilizadas em locais que necessitam de alta durabilidade e resistência a umidade, água, substância química e abrasão, como, por exemplo, banheiros, cozinhas e hospitais, além disso, é indicada para a pintura de paredes de azulejo e pastilhas cerâmicas, em cozinhas e banheiros. Ela é fabricada nas versões à base de solvente e à base de água, apresentando um acabamento brilhante ou acetinado.